Portal: Investing.com
Data: 28/12/2020
O Maior Erro Fundamental dos Investidores: Autoconhecimento Insuficiente
No meu primeiro artigo publicado aqui no Investing.com, no mês passado, recomendei aos investidores a priorização de quatro “componentes primordiais” para enfrentarem o enorme desafio de investirem de forma “racional”, ou seja, consistente com os seus objetivos, perfil e necessidades. Estes componentes foram: conhecimento, autoconhecimento, processo decisório e implementação.
No meu segundo artigo há duas semanas, abordei o componente conhecimento, enfocando aquele de especial relevância para os investidores: o conhecimento de finanças (“financial literacy”).
Neste artigo de hoje, tratarei do componente primordial que é o mais negligenciado pelos decisores em geral (executivos, empreendedores, financistas, cientistas, etc.) e pelos investidores em particular: o autoconhecimento. E, consequentemente, representa o maior erro fundamental cometido por todos, levando frequentemente a resultados financeiros negativos e, não raramente, ruinosos. E tão ou mais grave do que o cometimento em si deste erro é o alto nível de desconhecimento predominante a seu respeito, pois desta forma dificulta imensamente a busca por aprimoramento em autoconhecimento. Afinal, sem um diagnóstico correto, nenhum problema pode ser adequadamente solucionado.
Assessoria de Comunicação: Contextual
Para ler o artigo completo, clique aqui.