Introdução à Programação em VBA

Objetivos
O Visual Basic for Applications (VBA) é uma linguagem cada vez mais utilizada na programação de atividades estratégicas. O curso de Introdução à Programação em VBA apresenta os conceitos fundamentais dessa linguagem, usando aplicações práticas para que o participante saia do curso apto a desenvolver ferramentas de análise e gestão em VBA.

Público- alvo
Profissionais da área de Finanças, Análise de Investimentos ou Gestão de Empresas em geral.

Para melhor aproveitamento do curso, é necessário que o participante tenha conhecimento básico sobre matemática financeira e Microsoft Excel. Não é solicitado conhecimento em programação para realização do treinamento.

Benefícios para a carreira

Ao final do curso, o aluno saberá utilizar uma ferramenta altamente sofisticada que o auxilie de forma efetiva no processo decisório acerca de problemas em análise e gestão de negócios, dos simples aos mais complexos.

Método
Em cada sessão haverá a exposição e discussão dos tópicos de forma clara e objetiva. Situações reais serão simuladas, capacitando o aluno a lidar com problemas usualmente encontrados na gestão de negócios.

Como a linguagem VBA é desenvolvida em inglês, o material do curso será no mesmo idioma, embora as aulas sejam em português. Cada participante deverá trazer o seu notebook com uma versão (de preferência 2013 ou versão posterior) licenciada do Microsoft Excel.

VALOR ESPECIAL PARA EX-ALUNOS

Temos um valor especial para quem já foi aluno dos nossos cursos: 20% de desconto, tanto à vista quanto parcelado.

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

  • VBA: IDE (Integrated Development Environment) or VBE (Visual basic Environment), the built-in macro recorder, subroutines (subs) and (user-defined) function procedures;
  • Doing references, selecting and activating cells and ranges, variable declaration and types of variables;
  • Functions GetObject and CreateObject, arrays and collections, custom built variable type and constants;
  • Arguments in procedures and methods: general rules, ByRef and ByVal passage, static variables and good programming practices;
  • Exit and End commands, recursive procedures, the Auto_Open and Auto_Close macros;
  • Logical operators in VBA and subroutines with loops: While…Wend, do While…Loop (and variation), do Until…Loop (and variation), For…Next ( with step), For Each…Next;
  • Conditional statements: if (and variations, including Iif), select case (and variations) and switch, GoTo command, dialog boxes: msgBox, inputBox and others such Open, SaveAs etc.;
  • Excel functions vs. VBA functions, string manipulation; and
  • Debugging tools and error management, including  macro trigger into Excel’s Interface, using Excel tools in VBA codes (especially the Solver) and protecting a VBA code.

CARLOS HEITOR CAMPANI carlos.heitor@coppead.ufrj.br

Com Pós-Doc concluído pela Princeton University, Ph.D em Finanças pela EDHEC Business School e mestre em Finanças pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, Carlos Heitor já atuou como professor e pesquisador em instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais, como International University of Monaco e Pittsburgh University, além de acumular experiência como consultor em grandes empresas como TIM, Grupo Zayd e Light S.A. Atualmente é professor de Finanças do COPPEAD/UFRJ, pesquisador associado da EDHEC Risk Institute, editor-chefe da revista de negócios Latin America Business Review, presidente da Alumni COPPEAD e consultor de empresas. Seus interesses de pesquisa são: estratégias ótimas de alocação de recursos e de consumo, precificação de ativos, avaliação de projetos, derivativos e análise de risco, opções reais, finanças empíricas, previdência privada e finanças pessoais.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*