Pesquisa Operacional

Objetivos

Um sistema formado por modelos matemáticos que auxiliem na tomada de decisão torna-se um elemento estratégico para a gestão das organizações. O curso de Pesquisa Operacional tem por objetivo apresentar os conhecimentos do instrumental básico da pesquisa operacional, provendo ao participante diferentes ferramentas para a construção de sistemas que aloquem com eficiência os recursos organizacionais.

Público- alvo

Profissionais que atuam nas áreas de Logística e Distribuição, Compras e Operações de forma em geral, ou empresários que necessitem aprimorar esses setores em suas organizações.

Benefícios para a Carreira

Ao final do curso o participante estará capacitado a criar e analisar modelos matemáticos de operações logísticas utilizando equações lineares, bem como conseguirá buscar soluções ótimas para esses modelos.

Método

Em cada sessão haverá a exposição e discussão dos tópicos do programa de forma clara e objetiva. Tendo em vista a importância da aplicação dos conceitos no processo de aprendizagem, serão resolvidos exercícios em sala de aula, bem como será passada uma lista de exercícios para serem feitos em casa. Será também reservado um tempo em sala para a resolução dos exercícios de maior grau de complexidade e esclarecimento de dúvidas.

Os cálculos pertinentes do curso serão realizados com o auxílio de planilhas Microsoft Excel, sendo necessário que o participante traga um notebook com o pacote Microsoft Office instalado.

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

  • Introdução à Modelagem Determinística aplicada à Administração
  • Formulação de Modelos
  • Introdução à Programação de Modelo Linear e Método Simplex
  • Dualidade e interpretação econômica
  • Problemas de Transporte e Alocação

LUCIANO CUNHA DE OLIVEIRA luciano.oliveira@coppead.ufrj.br Doutorando em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração, com os títulos de mestrado em Administração (COPPEAD/UFRJ) e de MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), Luciano já atuou como consultor, gerente de projetos e gerente de suporte em projetos de implantação de sistemas integrados de gestão (ERP) e de business intelligence (BI) em grandes empresas como Claro, Marcopolo e Chevron. Luciano é também professor substituto de Modelos Determinísticos da Faculdade de Administração e Ciência Contábeis da UFRJ (FACC-UFRJ) e seu interesse de pesquisa é o uso estratégico da tecnologia da informação e inovação.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*