Introdução a Inteligência Artificial – Aplicação em negócios com o uso de Design Thinking

ELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESIGN THINKING

As inovações tecnológicas são fundamentais para o crescimento econômico. Desde a máquina a vapor, vivenciamos saltos tecnológicos que levaram a economia ao patamar atual. O novo “salto” do século XXI é a Inteligência Artificial, ou IA. A IA está relacionada ao desenvolvimento de computadores capazes de realizar tarefas que requerem inteligência humana. As possibilidades de uso são tão diversas quanto impactantes.  Uma das aplicações, o aprendizado em máquina, que treina computadores para realizar tarefas com base em exemplos, vem tendo uma evolução impressionante.

E o impacto da IA nos tende a ser cada vez maior. Segundo estudo do Gartner,  85% das empresas estarão testando programas de IA até 2020.

Ou seja: é bem provável que sua empresa já esteja trabalhando com IA ou muito em breve estará.

Este curso é para você que quer saber o que é e como aplicar a inteligência artificial no contexto empresarial. Você aprende os principais conceitos e aplicações da IA e ainda desenvolve um projeto prático utilizando o design thinking, abordagem inovadora que foca nas necessidades das pessoas. E todo o processo é  orientado por especialistas na área.

PÚBLICO- ALVO 

Se você:

  • É um executivo ou colaborador que pretende conhecer as possibilidades de aplicação do IA
  • Conhece IA mas quer o ampliar sua visão de negócios e de ferramentas da Administração
  • Tem interesse em tecnologia e abordagens inovadoras como o  Design Thinking
  • Quer aprender enquanto pratica, de uma forma simples e rápida

O programa é para você!

MÉTODO

O curso está estruturado em 2 blocos. O bloco 1 apresenta os conceitos básicos da IA e tópicos de Administração para aplicação da IA, com espaço para apresentação de casos e discussões entre professores e participantes. O bloco 2 é prático, com o desenvolvimento de projetos aplicados em grupos.

PLANO DE IMPLANTAÇÃO

 O Plano de Implantação é focado em problemas reais onde a IA pode atuar.  Se você estiver com outros profissionais da sua organização, podem sair com um projeto customizado para sua realidade, e pronto para ser aplicado.

O  Design Thinking  entra como uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios. Assim, esse método pode fazer a ponte entre as possibilidades técnicas da IA com as necessidades do cliente final.

 Valores Especiais

Ex-alunos do COPPEAD/UFRJ e dos programas de média duração da Alumni COPPEAD têm 20% de desconto.  Consulte condições de parcelamento e preços especiais para grupos acima de 5 pessoas.

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

Bloco 1 – Conceitos

  1. A quarta revolução industrial
  2. Afinal, o que é Inteligência Artificial?
  3. Como a Inteligência Artificial pode ajudar os negócios?
  4. Tópicos de Administração para a aplicação da Inteligência Artificial

Bloco 2 – Aplicação Prática via Design Thinking

  1. Visão geral do método
  2. Imersão
  3. Análise
  4. Ideação e validação das ideias
  5. Prototipação
  6. Planejamento da Implantação

GISELA SENDER Gisela Sender 

Gisela tem cerca de 20 anos de experiência profissional, sendo 12 anos na liderança sênior de projetos de consultoria de gestão, na Accenture e atualmente K2 Consultoria e 8 anos como executiva de áreas de projetos, processos, planejamento e marketing  em empresas de grande porte tais como Oi, Estácio e Contax. É Engenheira de Produção pela UFRJ, tem especialização em Finanças pelo IBMEC e mestrado M.Sc. em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia e Organizações pelo Coppead/UFRJ, onde atualmente também cursa o Doutorado.

Rodolfo

Rodolfo Wadovski

Professor de Estratégia na Escola de Guerra Naval (EGN) e doutorando em Administração no Coppead/UFRJ. Desempenhou diversas funções como Oficial de Marinha no Brasil e no exterior. Participou de missões de paz da ONU no Timor Leste e no Nepal. Cursou Estratégia Operacional na Joint Forces Staff College (no Departamento de Defesa dos EUA) em Norfolk-VA. Mestre em Ciências Navais pela EGN e em Administração pelo Coppead/UFRJ; possui especialização em Sistemas de Informações pela PUC/DF.

Beneditto

Marco Beneditto

Marco, como Oficial na Marinha no Brasil, desempenhou funções nas áreas operativas e de gestão de projetos em ciência e tecnologia. É graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, tem especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio, mestrado em Ciência da Computação pelo IME/USP, com ênfase em Inteligência Artificial, e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, com ênfase em Engenharia de Software. Atualmente presta consultoria em diversas áreas de negócio empregando técnicas de Ciência de Dados.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*