Gestão da Diversidade nas Organizações

Objetivos

Com a globalização, a realidade das empresas torna-se cada vez mais diversa e demanda um olhar atento dos executivos para a gestão de pessoas. O curso Gestão da Diversidade nas Organizações tem por objetivo apresentar os conhecimentos de tal temática no contexto brasileiro e internacional, incluindo terminologias, conceitos e tendências.

Público- alvo

Gestores e profissionais da área de Recursos Humanos, além de empresários e executivos responsáveis pela gestão de pessoas, que necessitam aprofundamento e atualização sobre o tema.

Como grande parte do material está em inglês, é recomendável que o aluno tenha facilidade para ler textos em tal idioma.

Benefícios para a carreira

O participante estará capacitado a implementar de forma mais consistente uma política de gestão de pessoas que contemple aspectos fundamentais sobre a diversidade nas organizações. Ao se aprofundar em conceitos e tendências sobre o tema, o profissional conseguirá enxergar como o setor de Recursos Humanos de sua organização pode ser afetado pela questão da diversidade e quais os caminhos recomendados para uma estratégia eficaz de tal área.

Método

O participante estará capacitado a implementar de forma mais uma política de gestão de pessoas que contemple aspectos fundamentais sobre a diversidade nas organizações. Ao se aprofundar em conceitos e tendências sobre o tema, o profissional conseguirá enxergar como o setor de Recursos Humanos de sua organização pode ser afetado pela questão da diversidade e quais os caminhos recomendados para uma estratégia eficaz de tal área.

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

  • Dimensões de diversidade: teorias e pesquisas relevantes
  • Abordagens e paradigmas: de affirmative action ao business case for diversity
  • A influência do contexto: social, legal, político, cultural
  • O papel das organizações: políticas e programas de diversidade
  • As funções de RH e a gestão da diversidade: recrutamento, seleção, treinamento e retenção
  • O papel do gerente: desafios e estratégias
  • Diversidade e liderança: há diferenças de gênero?
  • O conceito de work-life balance: mito ou realidade

CLARICE SANTOS clarice.santos@coppead.ufrj.br

Doutoranda em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração e com títulos de mestrado em Administração (University of Arkansas) e pós-graduação em Recursos Humanos (University of Melbourne), Clarice atuou na área de marketing nos Estados Unidos e no Brasil em grandes empresas como Wal-Mart, Procter & Gamble e AT&T. Atualmente é professora, pesquisadora e revisora de diversos periódicos internacionais. Seus interesses de pesquisa envolvem o estudo sobre a interação entre a vida profissional e pessoal de trabalhadores no contexto brasileiro.