Gerenciamento de Capacidade, Demandas e Filas

Objetivos
A gestão eficiente dos recursos organizacionais ainda configura-se como um desafio para as empresas. O curso de Gerenciamento de Capacidade, Demanda e Filas tem por objetivo apresentar o instrumental básico do tema, de modo a capacitar o participante a efetuar com maior precisão atividades como decisões em investimentos de capacidade fixa e assim minimizar a insatisfação de clientes em momentos de pico da demanda.

Público- alvo
Gestores e demais profissionais com experiência na área de Operações.

Benefícios para a carreira
Ao final do curso o aluno terá aprofundado suas habilidades no gerenciamento da demanda, tornando-se mais apto para assumir funções de liderança na área de Operações. O participante, detendo tal conhecimento, também poderá contribuir com áreas que demandem expertise sobre métodos quantitativos de forma geral, se posicionando como um profissional diferenciado e estratégico para diferentes setores da organização. 

Método
Em cada sessão haverá a exposição e discussão dos tópicos do programa de forma clara e objetiva. Tendo em vista a importância da aplicação de conceitos expostos no processo de aprendizagem, serão resolvidos exercícios em sala de aula, bem como será disponibilizada uma lista de exercícios a serem feitos em casa. Será também reservado um tempo em sala para a resolução dos exercícios de maior grau de complexidade e esclarecimento de dúvidas.

Os cálculos serão realizados com o auxílio de planilha Excel com o adendo Solver. Deste modo, é necessário que o participante traga seu próprio notebook em todas as sessões.

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

  • Estratégia de equilíbrio entre capacidade e demanda de serviços
  • Estratégia de overbooking de capacidade para minimizar as perdas esperadas
  • Modelos de programação linear para escala semanal de trabalho por turnos
  • Escala de trabalho para empregados que trabalhem meio turno
  • Características e análises essenciais de um sistema de filas

ARTUR LUIZ SANTANA MOREIRA santanamoreira@yahoo.com

Doutorando em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração e com títulos de Mestre em Administração Pública (FGV- RJ), Gerenciamento de Sistemas (Naval Postgraduate School) e História Política (UERJ), Artur trabalhou por mais de 30 anos em diversos cargos nas áreas de Finanças Pública, Orçamento e Logística na Marinha do Brasil. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Estratégicas (CEPE), da Escola de Guerra Naval, e também exerce o cargo de professor em diversos cursos de pós-graduação. Seus interesses de pesquisa são: Logística e Ajuda Humanitária, Racionalização de Processos e Organizações Públicas e Gerenciamento de Sistemas de Inventário.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*