Fundamentos de consultoria de gestão

OBJETIVOS FUNDAMENTOS DE CONSULTORIA DE GESTÃO

O termo “consultoria” é utilizado em situações as mais diversas, mas essa atividade nem sempre é acompanhada do ferramental recomendado para sua execução. Há uma série de práticas e conteúdos importantes que podem garantir uma entrega compatível com as expectativas do cliente.

O curso “Fundamentos de consultoria de gestão” tem como objetivo apresentar ao participante todas as etapas de um projeto de consultoria, fornecendo as informações necessárias para que ele possa desenvolver o ciclo completo, desde a identificação da oportunidade até a execução do projeto.

PÚBLICO- ALVO

O treinamento pode atender uma ampla gama de profissionais, como:

  • Interessados em atuar como consultores, tanto em firmas de consultoria ou de forma individual;
  • Consultores que desejam aprimorar seu conhecimento sobre a prática de uma forma mais estruturada;
  • Funcionários de áreas de consultoria interna de empresas que desejam estruturar a atuação de suas equipes; e
  • Clientes de consultorias que desejam aprimorar o benefício obtido por tais projetos.

BENEFÍCIOS PARA A CARREIRA

Ao final do programa o participante terá desenvolvido habilidades referentes a todas as etapas de um projeto de consultoria, podendo exercer com mais propriedade tanto a função de um consultor quanto a de um cliente de serviços de consultoria.

MÉTODO

O método é focado em práticas, com diversas simulações, exercícios e discussões em grupo sobre os temas mais relevantes envolvendo o ciclo de vida de um projeto de consultoria.

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

O que é Consultoria

  1. O que é (e o que não é) consultoria
  2. Tipos de consultoria e de projetos
  3. Visão histórica
  4. O mercado de consultoria
  5. Ciclo da consultoria

O Ciclo de Venda

  1. A identificação de oportunidades (prospecção)
  2. A elaboração da proposta
  3. A negociação e o aceite

O Ciclo de Execução

  1. Ferramentas de consultoria de gestão
    1. Método de hipóteses
    2. Comunicação estruturada
  2. Gestão do Projeto
    1. Governança e acompanhamento do projeto
    2. Relacionamento com o cliente
    3. O que pode dar errado
    4. Encerramento do projeto

A Carreira de Consultor

  1. O perfil do consultor – competências críticas
  2. Formatos de contratação
  3. Carreira em firmas de consultoria e carreiras “solo”

GISELA SENDER gisela.sender@coppead.ufrj.br Gisela tem cerca de 20 anos de experiência profissional, sendo 12 anos na liderança sênior de projetos de consultoria de gestão, na Accenture e atualmente K2 Consultoria e 8 anos como executiva de áreas de projetos, processos, planejamento e marketing  em empresas de grande porte tais como Oi, Estácio e Contax. É Engenheira de Produção pela UFRJ, tem especialização em Finanças pelo IBMEC e mestrado M.Sc. em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia e Organizações pelo Coppead/UFRJ, onde atualmente também cursa o Doutorado.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*