Finanças Pessoais

Excelência na Gestão e Alocação de Recursos

Você quer alavancar seus investimentos? Quer estruturar melhor a parte financeira da sua vida? Pretende organizar o seu negócio? Quer se preparar para uma aposentadoria tranquila para você e sua família?

O curso de Finanças Pessoais é perfeito para os seus objetivos. Você aprenderá com experts na área como usar ferramentas para uma gestão financeira pessoal, familiar ou profissional que traga benefícios no presente e no futuro.

Conduzido sob a forma de palestras, o programa aborda, de forma clara e objetiva, 6 temas relevantes para quem quer montar um planejamento financeiro sólido e diversificado. E tudo isso por quem mais entende do assunto: o time de professores e pesquisadores de Finanças do Instituto COPPEAD de Administração.

Ao final do programa o aluno sai apto a planejar melhor sua vida financeira pessoal em suas várias etapas de vida.

 

Público-Alvo

Se você procura:

  • Melhor organização financeira pessoal ou familiar;
  • Melhor gestão de patrimônio pessoal ou familiar;
  • Conhecer as opções usuais de investimentos;
  • Iniciar ou melhor gerenciar negócio próprio;
  • Planejar melhor a aposentadoria;

o programa é feito para você. Confira em “conteúdo” o que será abordado em cada encontro.

 

VALORES ESPECIAIS

Ex-alunos do COPPEAD/UFRJ e dos programas de média duração da Alumni COPPEAD têm 20% de desconto.

 

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

conteudo por sessao financas pessoais   Para melhor aproveitamento das aulas todos os participantes devem ter acesso, durante as sessões, ao Excel, já que os cálculos serão feitos nessa ferramenta. O acesso pode ser de um notebook, tablet ou celular.

1  Cálculos Financeiros Valor do dinheiro no tempo; taxas de juros; fluxo constante de pagamentos. Como lidar com o dinheiro, calculando os juros embutidos em operações financeiras; como tomar as melhores decisões em operações financeiras cotidianas
2  Cálculos Financeiros Inflação, empréstimo, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Como lidar com a inflação, reconhecendo seu impacto em nossas vidas; como analisar empréstimos; como analisar operações financeiras mais complexas.
3 Planejamento Financeiro Gestão pessoal e de negócio próprio. Como planejar o seu dinheiro, organizando o orçamento pessoal ou familiar de forma estruturada; como planejar e estruturar um negócio próprio
4 Investimentos: renda fixa  Inflação, empréstimo, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Fundos DI, tesouro direto, CDB, LCI, LCA e títulos de renda fixa em geral.
5 Investimentos: renda variável  Produtos de renda variável, multimercado e outros. Como analisar e investir em produtos de risco moderado/alto; custos e impostos envolvidos.
6 Planejamento da Aposentadoria Regime geral e planos de previdência privada.  Como se preparar para uma aposentadoria financeira tranquila; como escolher um plano PGBL e/ou um plano VGBL, se beneficiando ao máximo dos seus benefícios.

Carlos-Heitor

Carlos Heitor Campani

Ph.D. em Finanças pela EDHEC Business School (França) e Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração – UFRJ. Pós-Doc na Princeton University (USA). Professor de Finanças do Instituto COPPEAD de Administração, da UFRJ, e Pesquisador Associado do Edhec-Risk Institute, França. Seus interesses de pesquisa são estratégias ótimas de alocação de recursos e de consumo, precificação de ativos, avaliação de projetos, derivativos e análise de risco, opções reais, finanças empíricas e comportamentais, previdência pública e privada, além de finanças pessoais. Carlos Heitor já deu cursos para diversas instituições tais como EDHEC Business School na França, Londres e em Cingapura, International University of Monaco e Pittsburgh University. Carlos Heitor é gestor de carteiras de investimentos oficialmente autorizado pela CVM, por notório saber. Ele também atua como consultor, tendo já trabalhado com empresas tais como TIM, Grupo Zayd, Light, Investidor Profissional, SENAC, Dufry, Riotur, Laep Investments, Racional Empreendimentos, Bocater, Camargo, Costa e Silva Advogados Associados, Concer, Souza Cruz, Rio Quality, Soltec e Fenaprevi, dentre outras. Carlos Heitor é atualmente Presidente da Alumni COPPEAD e autor de mais de 30 artigos acadêmicos.  CV Lattes.

Raphael Moses1

Raphael Moses Roquete

Doutor em Administração pelo COPPEAD (com concentração em Finanças), Coordenador do Jovens Profissionais em Finanças, do Gestão Empresarial e Coordenador Geral dos Cursos de Formação da Alumni Coppead. Graduado em Engenharia Química pela UFRJ e Mestre em Administração (com ênfase em Finanças) pelo COPPEAD. Possui certificado do Jovens Profissionais em Finanças pelo COPPEAD, além de ter participado de outros cursos ligados ao Mercado Financeiro. Profissionalmente, construiu sua carreira na área de wealth management. Trabalhou também nas Lojas Americanas, onde participou diretamente na emissão de dívidas da empresa. CV Lattes.

Ricardo Leal

Ricardo Leal

Professor titular de finanças do Coppead/UFRJ. Doutor em Administração pela UFRJ com estágios de pós-doutoramento em Georgetown University (EUA), no Departamento de Economia da PUC-Rio e Audencia Nantes School of Business (França). Fez curso de aperfeiçoamento em Private Wealth Management na Wharton School. Possui mais de uma centena de artigos publicados em periódicos científicos, livros e capítulos de livros, além de premiações por suas publicações no Brasil e no exterior. Seus interesses incluem a gestão de carteiras de investimentos e o financiamento e a governança das empresas. Entre suas publicações destacam-se aquelas no Journal of Financial and Quantitative Analysis, Financial Management, Journal of Banking and Finance, Emerging Markets Review e Corporate Governance. Foi editor da Revista Brasileira de Finanças e editor associado da Brazilian Administration Review (BAR), editor regional do Journal of Emerging Markets e membro do corpo editorial de várias publicações acadêmicas no Brasil e no exterior. Conduziu estudos e faz parte de redes internacionais de pesquisa que incluem parcerias com professores nos EUA, Reino Unido, França e Portugal, além de docentes em diversas universidades brasileiras. Idealizador dos índices de ações Valor-Coppead. Foi diretor do Coppead por dois mandatos consecutivos, onde também coordenou os programas de doutorado e mestrado. Foi membro do comitê assessor da área de Administração, Contabilidade e Economia do CNPq. Foi o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Finanças (Acadêmica), presidente e vice-presidente da Business Association of Latin American Studies e diretor da Social Sciences Research Network (Latin American Economics and Business Networks). Já foi docente na Georgetown University, University of Nevada e PUC-Rio, antes de ingressar na UFRJ, e professor ou pesquisador visitante na Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, University of Alabama at Birmingham, University of San Diego e PUC-Chile. Foi recentemente apontado como pesquisador mais prolífico em mercado de capitais no Brasil por uma revista da área. CV Lattes.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*