Economia Circular – Desvendando Conceitos e Práticas

COMO IMPLEMENTAR A ECONOMIA CIRCULAR?

Esse novo modelo de desenvolvimento econômico, baseado na sustentabilidade e no uso inteligente dos recursos produtivos, já é realidade em alguns países. A Comissão Europeia adotou, em 2015, um pacote de medidas para incrementar a economia circular. Este ano, um elaborado plano de ação foi divulgado pela mesma comissão, denotando os esforços para a disseminação do conceito.

A transição para um novo modelo está em curso. E a competitividade das empresas dependerá de como elas – e seus profissionais – se adequarão a essa lógica produtiva.

O curso Economia Circular  procura apresentar ao mercado brasileiro o conceito, discutindo oportunidades  e desafios para implementação no cenário nacional.

A partir de casos e melhores práticas, o programa é conduzido por experts no tema, propiciando reflexão sobre estratégias e novas formas de interação entre os atores do sistema econômico.

Ao final do programa, você estará apto a ser um agente de transformação, ao entender:

  • como a economia circular cria e captura valor no novo paradigma competitivo;
  • a necessidade de desenvolver uma visão holística e estratégica dos negócios;
  • possíveis conexões entre empresas e diversos setores;
  • como interagir com diversos atores, facilitando a criação de redes e sinergias de sucesso.

 

PROGRAMA PARA PROFISSIONAIS QUE QUEREM TRANSFORMAR OS NEGÓCIOS

Se você:

  • É empreendedor e que entender o ambiente competitivo do futuro, adaptando seu negócio;
  • É executivo ou profissional de uma organização e quer desenvolver suas habilidades em um novo modelo que impacta na gestão;
  • É investidor e pensa em auxiliar organizações que se estruturem nesse modelo, e precisa entender sua lógica;
  • É entusiasta de ações sustentáveis e quer se aprofundar no tema;

o programa é feito para você. Confira em “conteúdo” os tópicos que serão discutidos.

 

VALORES ESPECIAIS

Ex-alunos do COPPEAD/UFRJ e dos programas de média duração da Alumni COPPEAD têm 20% de desconto.

Grupos de empresas e profissionais também recebem incentivos para transformar suas realidades. Entre em contato e confira condições especiais.

 

 

PPolítica de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

Contextualização e conceito:

  • O planeta: situação atual e desafios enfrentados pelas organizações
  • Economia Linear: riscos do modelo e necessidade da mudança
  • Economia Circular: o que é e como ela se diferencia das atuais práticas de Sustentabilidade

Visão Global:

  • Circular Economy Package: diretriz global
  • Casos reais: países e organizações que aderiram ao modelo e principais resultados

Tecnologia e Inovação:

  • Incentivos e iniciativas: como a tecnologia ajuda no fomento da economia circular

Implementando um novo mindset – e novas práticas:

  • As competências  para a transição
  • Treinando o novo mindset circular
  • Exercícios práticos e casos selecionados
  • Formas de financiamento
  • Novos indicadores de performance
  • Evolução das pesquisas no mundo
  • Como estruturar os próximos passos

Gustavo Nobre

Membro no Núcleo de Economia Circular do Rio de Janeiro. Pesquisador e Doutorando em administração pelo COPPEAD com ênfase em Big Data e Internet das Coisas aplicados a Economia Circular, Gustavo possui também pós-graduações nas áreas de Marketing e Finanças Corporativas e é analista de sistemas. Professor da UFRJ em disciplinas voltadas para Administração e professor visitante em cursos livres e de pós-graduação nas áreas de administração, finanças e gestão de projetos para diversas instituições.  Revisor de artigos para congressos e periódicos internacionais. Possui mais de 20 anos de experiência profissional no mundo corporativo, a maior parte deles exercendo funções executivas e de gestão de projetos em empresas de consultoria multinacionais para organizações de grande porte nas áreas de management consulting e implementação de soluções tecnológicas. Certificado PMP® pelo Project Management Institute.

Beatriz Luz

Palestrante e professora convidada em diversos eventos, universidades e cursos de especialização (UNIP, UFRJ, Business School São Paulo, FIA entre outras) capacitando e orientando alunos em projetos de conclusão de cursos no tema de Economia Circular. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de Surrey na Inglaterra e pós graduação em Marketing estratégico pela Oxford University e Fundação Dom Cabral. 10 anos de experiência internacional atuando com modelos inovadores de gestão com o objetivo de mostrar como a sustentabilidade pode ser parte integrante do modelo de negócios. Auxiliou empresas como Odebrecht Ambiental e Braskem a estruturar estratégias de sustentabilidade e definir a proposta de valor dos produtos junto a clientes internacionais. Com a Exchange4Change Brasil, auxilia empresas a repensarem seus produtos/serviços, avaliar novos modelos de negócio e ganhar diferencial competitivo com o mind set circular. Acredita na educação como base para a transformação e, portanto, idealizou o Núcleo de Economia Circular em 2016 que teve início como um grupo de estudo e hoje se tornou uma rede de especialistas de referência na busca de conhecimento no país. Já trouxe ao Brasil eventos pioneiros e promoveu trocas de conhecimento com especialistas holandeses, britânicos, portugueses entre outros visando a co criação e adaptação de soluções globais para a realidade brasileira. Em 2017, publicou o primeiro livro no tema em português com o consulado da Holanda e a FIRJAN.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*