Análise de Decisão e Risco

Objetivos

A tomada de decisão é um processo crítico no cotidiano das organizações e um elemento vital para seu sucesso. O curso Análise de decisão e de risco tem o objetivo de desenvolver os  conceitos fundamentais necessários para o perfeito entendimento e aplicação das ferramentas e obtenção e avaliação de soluções, capacitando para que ele seja capaz de dialogar com especialistas da área.

Público- alvo

Profissionais da área de Gestão de Empresas em geral, especialmente de Finanças, Operações & Logística e Gerenciamento de Projetos.

Benefícios para a carreira

Ao término do curso, o aluno terá aprendido estratégias em prol de uma análise mais rica e embasada que possa auxiliá-lo na tomada de decisão. O participante também será capacitado a utilizar softwares que o auxiliam na análise do problema e na tomada de decisão, como o Microsoft Excel.

Método

Em cada sessão haverá a exposição e a discussão dos tópicos do programa de forma clara e objetiva, com a participação de toda a turma na discussão de casos reais e na troca de experiências entre os alunos.

A participação do aluno é essencial para o seu aprendizado e o uso do notebook pode contribuir para uma assimilação de conteúdo mais efetiva. Haverá uso intensivo do Microsoft Excel e de alguns dos seus suplementos na resolução de exercícios e simulações.

 

Política de cancelamento/desistência
Em caso de solicitação de cancelamento antes do início das aulas, o aluno será ressarcido do valor da matrícula descontados 10% sobre o valor do curso relativo a taxas e tributos. Caso o participante solicite desligamento após início das aulas, haverá ressarcimento do valor da matrícula descontadas 10% sobre o valor do curso relativo a taxas, tributos e valor pro rata (proporcional ao número de sessões já ocorridas até a data da solicitação).

  • Conceituação de processo de tomada de decisão. Situações de certeza versus incerteza versus Disponibilidade de informação: critérios não probabilísticos versus modelos probabilísticos. Maximax, Minimax, Maximin
  • Análise de Risco em situações com decisões sequenciais: Árvore de Decisão
  • Árvores de Decisão: valor da informação perfeita e imperfeita e análise de sensibilidade.
  • Árvores de Decisão: perfil de risco.
  • Análise de Risco em situações complexas: Simulação de Monte Carlo.
  • Simulação de Monte Carlo: replicação e automatização do modelo.

MARCOS BOUZADA marco.bouzada@estacio.br Doutor (2006) e Mestre (2001) em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, com graduação em Engenharia de Produção (1995) pela UFRJ, Marco tem como analista financeiro (Grupo BBM), consultor (Gradus) em diversas áreas de Operações. Pesquisador com diversos artigos publicados, Marco é assistente de pesquisa e consultor, além de professor titular da Universidade Estácio de Sá (Mestrado em Administração), da ESPM, do IBMEC e de outras instituições (de graduação e MBA), ministrando cursos de Logística, Estatística, Otimização, Análise de Decisões, Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional, e aplicando um business game de Logística. Autor dos livros “Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais” e “Jogando Logística no Brasil”.

Formulário de interesse

Preencha o cadastro de interesse e entraremos em contato quando a data da próxima turma for confirmada.

*
*
*
*
*