À medida em que a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) surge como uma força transformadora no cenário empresarial, as organizações enfrentam o desafio de integrar a tecnologia em suas operações. Sua adoção oferece oportunidades sem precedentes para inovação e produtividade em diversas áreas de negócios como Saúde, Varejo, Telecom, Jurídico etc..
Mas, engana-se quem acredita que o tema Inteligência Artificial é algo novo. Há pelo menos 70 anos, pesquisadores já estudavam, publicavam e trabalhavam modelos voltados à aprendizagem de máquinas e inteligência computacional. O que de fato estamos vivendo hoje é a democratização dessa tecnologia e o surgimento da IA Generativa, com os Grandes Modelos de Linguagem (ou Large Language Models, em inglês) como o ChatGPT da OpenAI, proporcionando uma verdadeira explosão de aplicações, utilizações e usos.
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Quer saber como surgiu a Inteligência Artificial?
https://exame.com/inteligencia-artificial/como-surgiu-a-inteligencia-artificial/
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Empresas que estão na vanguarda da implementação da IA já estão experimentando diversos casos de uso e vislumbrando benefícios substanciais, não apenas relacionados à eficiência de custos e produtividade, mas também à criação de novos modelos de negócios, pivotagem de ofertas existentes ou criação de um novo mix de produtos e serviços baseados em IA. É uma verdadeira revolução que só foi possível a partir de três grandes fatores: Redução dos Custos de Processamento e Expansão das capacidades Computacionais, Evolução dos algoritmos e modelos de Machine Learning e Deep learning e Aumento da disponibilidade e variedade de dados. Além da IA, há um conjunto complementar de tecnologias como grandes parques de infraestrutura em nuvem e Big Data, IoT, entre outras que potencializam os ganhos e geram novos modelos de negócio. O tema “novos modelos” que vêm surgindo com a IA e a tecnologia, será o papo do nosso próximo artigo! Acompanhe!
No entanto, com seu potencial transformador, surgem também desafios éticos e técnicos que não podem ser ignorados. Nesse contexto, considerando muitas incertezas e o ainda imaturo uso por parte das corporações e pessoas, destacamos nesse artigo três pontos que precisam ser observados ainda mais de perto e que merecem aprofundamento de todos nós:
- Vieses e Discriminação:
Os sistemas de IA tendem a perpetuar e amplificar os vieses presentes nos dados com os quais são treinados, o que pode resultar em aumento da discriminação de grupos específicos e minorias historicamente marginalizadas.
- Propriedade Intelectual e Criatividade:
Com a IA nos auxiliando no processo criativo, surgem questionamentos relacionados a quem detém os direitos autorais do que é gerado por máquinas. O que é autêntico e qual é o real valor da criatividade humana e da máquina?
- Privacidade e Segurança:
Os LLMs (Large Language Models), algoritmos-base da IA generativa, precisam de grandes volumes de dados para treinamento, o que pode incluir dados e informações pessoais e pessoais sensíveis. Diante desse panorama, preocupações relacionadas à privacidade e segurança têm vindo à tona com frequência.
É fundamental que as organizações estabeleçam diretrizes claras para o uso responsável da IA, atentando-se para reduzir riscos associados à precisão dos dados, vulnerabilidades de segurança e à propagação de preconceitos e potencial desinformação. Em aplicações empresariais de IA Generativa, é importante atentar-se aos “guardrails” ou salvaguardas de proteção para garantir que os modelos LLMs sejam seguros e éticos. Essas medidas são essenciais para restringir o uso do modelo para fins nocivos ou enganosos, reduzindo as chances do modelo gerar ou disseminar informações falsas.
O advento da IA já é uma realidade e está gerando valor em diversas áreas de negócio, mas o seu sucesso sustentável dependerá de nossa habilidade em equilibrar o imenso potencial de inovação com um compromisso firme com a responsabilidade e a ética. As empresas que adotarem essa abordagem estratégica não apenas terão sucesso, mas também definirão o padrão para um futuro em que a tecnologia amplia os benefícios para todos, mantendo-se alinhada aos nossos valores éticos fundamentais.
Estamos prontos para esses novos passos?
Eric Leite
Especialista em Analytics e Transformação Digital
Head de IA & Analytics da White Martins
MBA Executivo – Valuation and Finance Strategy – COPPEAD (2021)
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Alumni COPPEAD é a associação dos alunos e ex-alunos do COPPEAD UFRJ, que tem como propósito desenvolver a comunidade Coppeadiana, criando conexões de valor entre seus membros, através de experiências que promovem geração e compartilhamento de conhecimento. Cursos, treinamentos, comunidade e troca de experiências são alguns dos nossos serviços e a Inteligência Artificial compõe alguns dos nossos programas!