Imagem4

Projeto Mentoring: Inscrições para Mentor

Mais uma edição do Projeto Mentoring está no ar! Esta é a oportunidade para ex-alunos atuarem como mentores de startups que participam da Incubadora de Empresas da COPPE e poderem contribuir para o desenvolvimento da comunidade UFRJ.

O Programa está no seu 3º ciclo e os mentores escolhidos participarão do programa durante todo o ciclo, que dura 12 meses.

Se você é ex-aluno da escola e possui pelo menos 5 anos de experiência em cargos de gestão, não perca esta oportunidade! Leia o regulamento e se inteire sobre o programa no Guia do mentor e inscreva-se!

 

O Programa de Mentoring é uma parceria entre a Alumni COPPEAD e a Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das startups nascidas na Incubadora através da orientação  de profissionais experientes formados pelo Instituto COPPEAD de Administração. Os ex-alunos do COPPEAD/UFRJ  são convidados a atuar com a gestão da empresa, fornecendo mentoria em diversas áreas da gestão.

REGULAMENTO

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e a Alumni COPPEAD tornam público que estão abertas as inscrições para o Programa de Mentoring, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das startups nascidas na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ através da orientação de profissionais de mercado experientes e formados no Instituto COPPEAD de Administração. Para os mentores, esta é uma oportunidade para aperfeiçoar seu relacionamento interpessoal e networking com outros mentores e empreendedores de alto potencial, além de contribuir com o desenvolvimento da comunidade UFRJ

O compromisso do mentor é orientar os empresários incubados em questões relativas à sua especialização profissional. Duas são as possibilidades de mentoria:

  1. Mentor 360° – contribui com uma visão estratégica para o negócio como um todo, auxiliando nos principais desafios da organização. A dedicação mensal esperada é de 3 (três) horas e cada mentor desta categoria só poderá escolher uma empresa.
  2. Mentor Especialista- contribui com conhecimentos técnicos em uma área específica de sua expertise como, por exemplo, marketing, avaliação de negócios, gestão de processos, entre outras. O mentor desta categoria será acionado pela equipe gestora do Programa durante o período de duração do ciclo de mentoria e ele poderá auxiliar quantas empresas tiver interesse. Sua dedicação se limitará a 4 (quatro) encontros por empresa.

Cada candidato poderá se inscrever tanto na categoria de mentor 360º quanto na categoria de mentor especialista.

Após o início das atividades do Programa, as demandas de mentoria serão intermediadas pela gerência da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, a fim de identificar o mentor ideal para a questão apresentada pela empresa incubada e também alinhar a orientação com os outros serviços oferecidos pela Incubadora.

Haverá um período de adaptação de 1 mês onde mentor 360º e mentee poderão se conhecer melhor e confirmar se o matching é adequado.A recompensa do mentor reside na realização pessoal de apoiar negócios inovadores a vencerem seus desafios de negócios, retornando à sociedade parte do valor recebido com a formação na UFRJ, além de enriquecer seu currículo profissional com essa experiência de alto valor reconhecida pelo mercado.

A candidatura deve ser feita por ex-alunos dos treinamentos executivos de longa duração do Instituto COPPEAD de Administração (stricto sensu ou lato sensu), nas áreas de interesse das empresas incubadas indicadas na ficha de inscrição.

Para realizar sua inscrição, o candidato a mentor deve preencher a ficha de inscrição disponível no site da Alumni COPPEAD. Serão avaliados os seguintes critérios: aderência do perfil do profissional com as áreas de interesse das empresas incubadas; experiência pregressa do mentor; sinergia entre os interesses pessoais do mentor e objetivo do Programa de Mentoring.

Recomendamos que os candidatos tenham no mínimo 5 (cinco) anos de experiência em cargos de gestão e que avaliem a disponibilidade de tempo para dedicação para o projeto.

A chamada atual do Programa de Mentoring busca um grupo de 20 mentores para início das atividades.

A seleção dos mentores será realizada por membros do Instituto COPPEAD de Administração, da Alumni COPPEAD e da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ a partir do preenchimento da ficha de inscrição online.

O evento de integração acontecerá na Incubadora de Empresas da COPPE no turno da manhã. Os candidatos receberão previamente um material com informações de todas as empresas participantes e deverão escolher aquelas que mais lhes interessam para o agendamento de reuniões individuais de 15 minutos que acontecerão no dia do evento. No próprio dia também será possível que os candidatos agendem reuniões com outras empresas que não tenham selecionado previamente.

O matching dos mentores e das empresas incubadas será feito a partir das preferências e escolhas a serem explicitados na dinâmica de apresentação do evento de abertura.

O treinamento e aporte da metodologia será oferecido no Workshop de sensibilização e on the job ao longo do exercício da mentoria.

Cronograma

  • Início das inscrições: 05/09/2016
  • Final das Inscrições: 03/10/2016
  • Divulgação dos candidatos aprovados para a fase de matching: até 14/10/2016
  • Divulgação dos materiais das empresas: 14/10/2016
  • Workshop de Integração e sensibilização para mentores e mentees: 26/ 10/2016
  • Resultado final dos pares: 28/10/2016
  • Início do 3º Ciclo: 01/11/2016

O Guia do Mentor é o documento com informações mais detalhadas sobre o papel do mentor e o funcionamento do programa. Não deixe de ler o guia para se informar mais antes de se inscrever no programa.

Clique aqui para acessar o guia

O Projeto Mentoring começou em 2014 e já contribuiu com mais de 20 empresas incubadas. Diversos ex-alunos já participaram do projeto, havendo mentores presentes desde o primeiro ciclo.

Confira o vídeo da última edição:

 

COMPARTILHE: Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+