Projeto Mentoring: Inscrições para Mentor

Você pode contribuir com o ambiente empreendedor do país.

Como?

Com a sua experiência em gestão de negócios.

Nesse programa, os ex-alunos do COPPEAD atuam como mentores de startups residentes na Incubadora de Empresas da COPPE e podem contribuir para o desenvolvimento da comunidade UFRJ.

E você ainda conhece diferentes profissionais e aprimora suas habilidades técnicas e relacionais.

Se você é ex-aluno da escola e possui pelo menos 5 anos de experiência em cargos de gestão, não perca esta oportunidade!

O programa está em sua 4ª edição e já envolveu 40 mentores e mais de 30 empresas. Nesta rodada, o processo será de abril a dezembro de 2018.

Leia o regulamento na aba “Como participar”, confira os detalhes no Guia do mentor e inscreva-se!

 

 

O Programa de Mentoring é uma parceria entre a Alumni COPPEAD e a Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das startups nascidas na Incubadora através da orientação de profissionais experientes formados pelo Instituto COPPEAD de Administração. Os ex-alunos do COPPEAD/UFRJ são convidados a atuar com a gestão da empresa, fornecendo mentoria em diversas áreas da gestão.

 

REGULAMENTO

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e a Alumni COPPEAD abrem as inscrições para o Programa de Mentoring – Ciclo 4 – EDIÇÃO 2018. Objetivos O objetivo do programa é estimular o desenvolvimento das startups da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ através da orientação de profissionais de mercado experientes e formados no Instituto COPPEAD de Administração. Para o mentor, esta é uma oportunidade para aperfeiçoar seu relacionamento interpessoal e networking com outros mentores e empreendedores de alto potencial, além de contribuir com o desenvolvimento da comunidade UFRJ. O mentor contribui com conhecimentos técnicos em uma área específica de sua expertise como, por exemplo, marketing, avaliação de negócios, gestão de processos, entre outras. Critérios de Seleção A candidatura deve ser feita por ex-alunos dos treinamentos de média e longa duração do Instituto COPPEAD de Administração, nas áreas de interesse das empresas incubadas indicadas na ficha de inscrição. Para realizar sua inscrição, o candidato a mentor deve preencher a ficha de inscrição disponível aqui. Serão avaliados os seguintes critérios:

  1. Aderência do perfil do profissional com as áreas de interesse das empresas incubadas; Experiência pregressa do mentor;
  2. Mínimo 5 (cinco) anos de experiência em cargos de gestão; e
  3. Disponibilidade de tempo para dedicação para o projeto de no mínimo 3 horas mensais.

A seleção dos mentores será realizada por membros da Alumni COPPEAD e da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ a partir do preenchimento da ficha de inscrição online. Os candidatos que passarem da avaliação inicial do currículo deverão participar do evento de integração e matching, a ser realizado no 13/3, na Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ (Cidade Universitária- RJ). Os candidatos receberão previamente um material com informações de todas as empresas participantes. Os dias 14, 15 e 16/3 serão reservados para os mentores que desejarem realizar workshops temáticos com as empresas interessadas.  Os workshops são oportunidades para os candidatos esclarecerem escopo técnico de atuação. Os encontros serão virtuais e com duração média de 2 (duas) horas. O matching entre mentores e startups será realizado na semana seguinte ao evento de abertura e workshops, pela equipe gestora do programa (Incubadora + COPPEAD), levando em consideração as preferências e aptidões dos mentores e as demandas das empresas. O mentor poderá auxiliar quantas empresas tiver interesse, considerando uma carga horária média mensal de 3 horas por empresa O treinamento e aporte da metodologia será oferecido no Workshop de sensibilização e on the job ao longo do exercício da mentoria. Vagas O programa conta com 20 (vinte) vagas para a função de mentor. Parceiros Após o início das atividades do Programa, as demandas de mentoria serão intermediadas pela gerência da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, a fim de identificar o mentor ideal para a questão apresentada pela empresa incubada e também alinhar a orientação com os outros serviços oferecidos pela Incubadora. Haverá um período de adaptação de 1 mês onde mentor e mentee poderão se conhecer melhor e confirmar se o matching é adequado. Durante o programa, serão organizadas 2 (duas) reuniões entre os mentores participantes para intercâmbio de melhores práticas e alinhamento de atividades. Esses encontros poderão ocorrer na sede da Alumni COPPEAD. Resultados A recompensa do mentor reside na realização pessoal de apoiar iniciativas inovadoras a vencerem seus desafios de negócios, retornando à sociedade parte do valor recebido com a formação na UFRJ, além de enriquecer seu currículo profissional com essa experiência de alto valor reconhecida pelo mercado. O trabalho desenvolvido no Programa é voluntário, não havendo nenhuma recompensa pecuniária (pagamento em qualquer moeda) para qualquer realidade desenvolvida no âmbito do programa. Restrições e Recomendações É recomendável a ocorrência de 1 (um) encontro presencial por mês entre mentores e mentorados, podendo haver flexibilização conforme agendas e/ou dinâmicas de trabalho. O mentor que participar do programa não poderá participar de qualquer atividade remunerada por parte de qualquer empresa residente da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ durante todo o ciclo pelo período de 1 (um) ano após o término do Programa. Cronograma de Atividades

  • Início das inscrições: 15/1
  • Final das Inscrições: 23/2
  • Divulgação dos candidatos aprovados para a fase de matching:  até 5/3
  • Divulgação dos materiais de apresentação das empresas e dos candidatos a mentores : até 5/3
  • Evento de abertura com a presença de candidatos a mentores e mentes: 13/3 (Incubadora de Empresas)
  • Semana de Workshops dos mentores com empresas participantes:  14, 15 e 16/3
  • Matchings indicados pelos participantes:  16/3
  • Avaliação dos matchings: 19 a 23/3
  • Resultado final: 25/3
  • Início do 3º Ciclo: Abril
  • Plano de mentoria com os grupos: Final de Maio
  • 1 reunião mentores: 26/6
  • 2 reunião mentores: 25/9
  • Término do 4º Ciclo: Dezembro

O que é ser um mentor? Quais os papeis que um mentor desempenha? O que não deve ser feito na relação com o mentorado? Clique aqui e confira nosso guia do mentor. Ele é um documento com informações mais detalhadas sobre o papel do mentor e o funcionamento do programa. Não deixe de ler o guia para se informar mais antes de se inscrever no programa.

O Projeto Mentoring começou em 2014 e já contribuiu com mais de 30 empresas incubadas. Diversos ex-alunos já participaram do projeto, havendo mentores presentes desde o primeiro ciclo. Confira o vídeo da segunda edição:

UM POUCO SOBRE VOCÊ

Seu nome *

Celular *

Seu e-mail *

Curso COPPEAD (turma e ano de ENTRADA) *

Experiência em cargos de gestão (em anos) *

Empresa Atual/Última empresa *

Cargo Atual/ Último cargo *

Perfil do LinkedIn

Comente um pouco sobre sua trajetória profissional *

Você já atuou como mentor em algum programa? *
SimNão

Se sim, qual?

UM POUCO SOBRE O PROJETO

Por que você quer participar do programa? Quais são suas expectativas, motivações e possíveis contribuições?

O que você espera obter da experiência de mentoria?

UM POUCO SOBRE A MENTORIA

Marque as suas áreas de expertise (quantas achar necessárias) *

Estratégia/PlanejamentoFusões & AquisiçõesRecursos HumanosCaptação de RecursosLogística & OperaçõesDesenvolvimento de Produtos/ServiçosPrecificaçãoInternacionalizaçãoValuationBrandingMarketing & VendasGestão de ProcessosGestão de ProjetosGestão de TIOutros

A mentoria pode ser oferecida a mais de uma empresa. Considerando uma carga horária de 3 horas por mês por empresa, quantas empresas você tem interesse de monitorar?

Li e Concordo com os termos descritos no Regulamento da 4ª edição do Programa Mentoring

* campos obrigatórios