Plataformas Digitais e Negócios Internacionais

Estamos acostumados a consumir serviços prestados por plataformas digitais como Uber, Cabify, Airbnb, TripAdvisor, Facebook, YouTube, Bitcoin, Nexoos e outras soluções digitais que intermedeiam transações entre dois ou mais grupos de usuários. Esses serviços vêm transformando profundamente setores como mobilidade urbana, turismo, entretenimento e financeiro.

Da mesma forma, plataformas digitais já começaram a transformar diversos outros setores, de saúde a educação, passando por energia e governo.

Beneficiados por baixos custos marginais de distribuição, estes negócios tendem a alcançar mercados e proporções globais rapidamente. As 5 maiores empresas do mundo em valor de mercado – Apple, Amazon, Alphabet, Microsoft e Facebook – operam negócios baseados em plataformas digitais.

Em um mundo que vem sendo tomado por este modelo de negócio, é cada dia mais importante ir além do papel de consumidor destes serviços. É preciso compreender particularidades, desafios e oportunidades das plataformas digitais para melhor desempenhar outros papéis, como o de empreendedor, gestor, profissional e até mesmo cidadão.

 

Programação

18:30 – 19:00 Credenciamento

19:00 – 20:00 Palestra

20:00 – 20:30 Chamada Jovens Profissionais – Comércio Exterior e Negócios Internacionais

 Bruno Fernandes

Doutorando em Administração na área de Estratégia e Inovação do COPPEAD, onde pesquisa impactos e oportunidades de modelos de negócio descentralizados, como plataformas da Economia Colaborativa e iniciativas baseadas em Blockchain. Formado em Engenharia de Produção pela UERJ, tem um MBA Executivo pelo IBMEC e um MBA em Finanças pelo COPPEAD, além de cursos em Administração pela Fundação Dom Cabral, pela Université Panthéon Assas em Paris e pela IE Business School em Madri. Possui mais de 15 anos de experiência profissional em grandes empresas de diferentes setores, tendo atuado boa parte do tempo como executivo de Gestão Empresarial e Finanças. Leciona Estratégia, Empreendedorismo e Inovação em cursos de pós-graduação.

Se por um lado a globalização contribui para a diminuição de distâncias e barreiras que envolvem a comercialização de produtos e serviços além das fronteiras nacionais, por outro ela traz diversos desafios para os gestores que precisam lidar com um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico. Diferenças culturais, aduaneiras regulatórias e operacionais fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam nesse mercado. Conheça melhor o programa.