Afinal, o Funil de Marketing como Conhecemos Morreu ou Não?

O funil de marketing é o caminho que tradicionalmente os clientes percorriam até a realização da compra de um determinado produto ou serviço, cabendo aos profissionais da área desenvolverem campanhas capazes de atrair o consumidor em potencial para cada vez mais próximo do ato de compra, recompra, até fidelizá-los. Nesse sentido, no topo do funil teríamos as pessoas que passaram a descobrir ou conhecer a marca, já o meio do funil seriam os leads, ou seja, pessoas que reconhecem a capacidade de determinado produto em solucionar o seu problema ou necessidade. Já no fundo de funil, teríamos posicionados os clientes em seu processo de decisão pela compra. Uma dinâmica que por muito tempo funcionou e foi responsável por guiar ações de marketing de muitas empresas, recentemente tem sofrido cada vez mais por um comportamento não linear dos clientes. Sobretudo devido à transformação digital e ao bombardeio de informações que consumidores recebem todos os dias, cada vez mais o processo de compra tem se tornado irregular, e, por vezes, até mesmo ilógico, fazendo com que facilmente um cliente que acabou de conhecer uma marca, adquira seus produtos. Em meio a esse contexto, Eduardo Russo, Coordenador Acadêmico do Formação em Marketing da Alumni COPPEAD, receberá Eduardo Mariz, Product Lead na Afterverse, de forma a conversarem sobre o fim, ou não, do funil de marketing ao qual conhecíamos.

 

Tópicos

 

  • Contextualização do conceito de funil de marketing tradicional;
  • As mudanças de comportamentos do consumidor atual que afetaram o modelo;
  • A evolução do funil, uma jornada não linear;
  • O que fazer agora e como garantir a melhor jornada para o meu cliente.

 

Palestrantes

 

Eduardo Mariz (Product Lead na Afterverse)

Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2011) com Pós-Graduação em Marketing pela Faculdade de Economia e Finanças (IBMEC – 2015) e Especialização em Estratégias de Marketing Digital e Growth pela Alumni Coppead (2021). Através do conhecimento adquirido ao longo da minha carreira em grandes empresas como IBM, B2W e TIM, me tornei um especialista em rentabilização, utilizando estratégias de Growth e Performance. Recentemente me tornei um Product Lead nos mercados de loyalty e games na Easy Live e Afterverse, respectivamente, construindo e monetizando produtos com objetivo de gerar oportunidades estratégicas e de rápido crescimento.

 

Eduardo Russo (Doutor em Negócios Internacionais, Professor e Pesquisador)

Eduardo Russo é Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Negócios Internacionais pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Possui Mestrado em Gestão Internacional pelo Institut d’Administration des Entreprises da Universidade de Bordeaux (IAE-Bordeaux), na França, Especialização em Gestão Empresarial e Inovação pela Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ), e também é egresso da primeira turma do curso de Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ, onde recebeu o Diploma de Dignidade Acadêmica devido aos resultados alcançados. Além de ter concluído os programas de Formação em Administração Internacional e Marketing, ambos no COPPEAD, Eduardo possui também segunda Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Entre 2021 e 2022 foi Professor Substituto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ (IRID/UFRJ). Desde 2018, atua como Coordenador e colaborador acadêmico para os programas de Comércio Exterior, Negócios Internacionais e Varejo da Associação de Alunos e Ex-alunos do COPPEAD (Alumni COPPEAD), além de ser Professor de Programas de Graduação e Pós-Graduação em outras instituições privadas de ensino nas áreas de Logística, Marketing e Administração. Antes disso, atuou entre os anos de 2013 e 2020 nos setores de compras e logística internacional de empresas nacionais e estrangeiras na área de óleo e gás. Pesquisador Associado do Centro de Estudos em Negócios Internacionais do COPPEAD/UFRJ, seus interesses de pesquisa incluem: Investimento Estrangeiro Direito, Países Emergentes, Megaeventos Esportivos Internacionais e Estudos Olímpicos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao clicar em "enviar contato" abaixo, você concorda em permitir que a Alumni COPPEAD armaneze o seu e-mail para fornecer o conteúdo solicitado. Você pode cancelar o recebimento da newsletter quando quiser. Confira nossa Política de Privacidade.