Carlos Heitor Campani escreve artigo sobre criptomoedas para o portal de notícias Investing.com

Portal: Investing.com
Data: 19/2/2021

O Impacto de Criptomoedas na Performance de Carteiras de Ações Brasileiras

Olá, pessoal! Hoje dividirei com vocês os resultados do meu mais novo artigo acadêmico, escrito em parceria com Mateus Alves Martins Portelinha (Mestre pelo Coppead-UFRJ) e Raphael Moses Roquete (professor de Finanças na UFRJ). O artigo está em processo de publicação acadêmica e, aos interessados, basta me solicitar através das minhas redes sociais @carlosheitorcampani.

Nele analisamos os impactos da inclusão de criptomoedas em carteiras de ações brasileiras no período de setembro de 2014 a abril de 2020. Trabalhamos com rebalanceamentos quadrimestrais (tal como no Ibovespa e na família IBrX de índices amplos da B3 (SA:B3SA3)) e mensais, sempre considerando as cinco criptomoedas com maiores valores de mercado em cada data de rebalanceamento. O universo brasileiro de ações (e units) contou, em cada rebalanceamento, com os 100 papéis do IBrX-100, que serve como um bom filtro de liquidez para aplicações realistas. Como benchmark para o ativo livre de risco, usamos o CDI (mas se tivéssemos utilizado a taxa SELIC, os resultados teriam sido virtualmente os mesmos).

Para efeito comparativo, além do IBrX-100, trabalhamos com a estratégia igualmente ponderada (que já analisei aqui nesta coluna) e com duas estratégias oriundas da teoria de otimização de carteiras de Markowitz: a de mínima variância e a estratégia tangente à curva (que representa uma relação otimizada de risco vs. retorno). Não usamos o Ibovespa para fins comparativos, pois ele apresentou performance inferior ao IBrX-100 no período analisado.

Assessoria de Comunicação: Contextual

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Relacionados

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao clicar em "enviar contato" abaixo, você concorda em permitir que a Alumni COPPEAD armaneze o seu e-mail para fornecer o conteúdo solicitado. Você pode cancelar o recebimento da newsletter quando quiser. Confira nossa Política de Privacidade.